Informativo

Curso de Ciências Biológicas comemora 40 anos

Há quatro décadas de história, e hoje, a UFV conta com um dos melhores cursos de Ciências Biológicas do país. Ele está centrado na qualidade do ensino, pesquisa e extensão desenvolvida por professores reconhecidos internacionalmente. A comemoração dos 40 anos do curso aconteceu na última sexta feira, dia 14, no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino. A solenidade foi marcada pelas homenagens a professores e técnicos administrativos envolvidos com as atividades do Curso.

A professora Elza Fernandes Araújo, uma das primeiras a dar aula no curso, foi uma das homenageadas. Ela afirmou que a evolução do curso acompanhou o progresso da ciência. “O curso de Biologia começou consistente, pois sempre teve professores comprometidos. Eu acredito que a evolução foi muito grande, considerando o próprio processo da ciência. O curso sempre acompanhou a evolução das pesquisas.”

Elza destaca a dedicação e o comprometimento que os profissionais de ensino devem ter para exercer a profissão. “É muito importante quando se faz o seu trabalho com coração e com dedicação. Ser professor é mais do que estar na sala de aula, no laboratório, é você estar comprometido em formar novos profissionais.”

Técnicos administrativos também foram homenageados. Dentre eles José Geraldo Alves. O servidor foi escolhido para representar a fala de todos os técnicos que fizeram parte desta história. “A emoção é enorme. Diante de tantos funcionários, a gente foi escolhido para ser homenageado, sabendo que de alguma maneira nós contribuímos para que o ensino chegasse ao ponto que chegou. Foi muito gratificante receber esta placa”.

A reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, destacou os 85 anos da Universidade e sua construção através de todos os cursos de graduação. “A história da UFV foi construída com a ajuda de todos os cursos. Hoje estamos comemorando 40 anos do Curso de Ciências Biológicas. Um curso que representa muito para a nossa instituição e que forma excelentes profissionais”.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Sílvia das Graças Pompolo, contou que sua excelência pode ser vista por meio da competência dos professores, técnicos e estudantes que fazem a sua história. “Nosso curso é reconhecido no país, ele é de excelência. Isso pode ser visto na competência dos professores, dos estudantes e dos técnicos que colaboram para manter esse nível.”

Ao todo, são 750 formados em licenciatura, bacharelado ou em ambas as especialidades. Os profissionais de Ciências Biológicas formados na UFV atuam em áreas de pesquisa e ensino no Brasil e no exterior. Os atuais estudantes de graduação reconhecem esta importância.

A estudante Rinamara Martins Rosa foi escolhida para representar os alunos formando a mesa na solenidade. Ela conta que não escolheu a UFV por acaso e que o momento de comemoração é muito importante para o curso, para a universidade e para os alunos. “É uma honra muito grande, a gente fica até envergonhada de ter que representar tanta gente. Acredito que seja muito importante este momento em si para o curso e para nós principalmente. Nós não escolhemos a UFV e nós não escolhemos o curso de Ciências Biológicas da UFV por acaso.”

(Por Luan Santos e Rafaela Mello, bolsistas)

*

 

.

Endereço
EdifÍcio Chotaro Shimoya, sala ECS 242B
Campus UFV – Viçosa/MG
Telefone: (31) 3899-2526
cobio@ufv.br (diurno)
lcbio@ufv.br (noturno)

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados